sábado, 11 de agosto de 2012

Serviço de utilidade pública I


Tram, train, trammmma... ahhhhhhhhhhhhhhhhh!

Se você pretende fazer um curso de francês em Grenoble, você deve saber algumas coisas. Aqui é muito fácil se locomover, isso graças ao que eles chamam de 'tramway', ou simplesmente ‘tram’. Esse negócio não existe em nenhuma cidade do Brasil (que eu saiba, fique bem claro!), é semelhante a um ‘trem’ e facilita muito a nossa vida.

E a melhor parte é que você pode usar isso ilimitadamente. Basta que você faça ‘a carte’, um espécie de cartão eletrônico (tipo cartão de banco, com chip) que você consegue na ‘Maison du Tourisme’ pagando uma taxa de 30 euros e apresentando alguns documentos.

Voilà, la carte! (Não mostrei minha foto por motivos óbvios!)

Obter ‘a carte’ não é nada burocrático. Eu, por exemplo, tive que levar somente o meu passaporte, o comprovante de residência em Grenoble (o contrato do alojamento daqui) e o meu VTM... Simples assim!

Bom... Para falar a verdade nem tão simples assim. Isso porque na França também existe o ‘train’(trem). Você, leitor sagaz, deve ter percebido que as palavras ‘tram’ e ‘train’ são bem parecidas. É... Se a escrita já é parecida, imagina a pronúncia! Bom, estou aqui faz duas semanas até hoje tento descobrir a diferença, mas beleza! A atendente não entendeu quando eu falei que queria fazer a carta do ‘tram’, daí eu mandei um ‘pour aller à Grenoble’ e foi suficiente... hauahauahaa

Agora me sinto livre! Tenho o poder em minhas mãos! Vou a qualquer lugar da bela Grenoble na hora em que eu quiser... ;) ahhhh #BoaTchamps #TodosComemora


Obs.: A 'carte' tem validade. A minha dura um mês mas você fazer para até um ano. Obviamente, paga-se um pouco mais caro por isso...  



2 comentários:

  1. Olá, Aline. Que bom saber que está vivendo a realização de um sonho. Estou feliz por você. Talvez não se lembre de mim. Fui mestre de cerimônias das formaturas da Unijales das últimas turmas. Sempre estamos com seu pai. Parabéns e sucesso. Jesus te abençõe!

    Reginaldo Viota - www.reginaldoviota.com

    ResponderExcluir
  2. Oi!!! Obrigada! Claro que lembro de você!!! Fico muito feliz em saber que você acompanha meu blog! Obrigada!!! Tudo de bom pra você!

    ResponderExcluir