terça-feira, 28 de agosto de 2012

Mal-educada


No Brasil, eu sempre me achei tão educada. Sabe, a ponto de causar admiração nos meus professores do prezinho a faculdade.

Mas aqui na França, eu me sinto muito chucra, a mais grossa das criaturas! Sei lá, me esforço mas simplesmente não consigo ser ‘polida’! Não sei se é porque eu tenho que pensar muito para falar. Eu fico arquitetando o que eu tenho que dizer, tentando formular as frases em francês na minha mente e me esqueço do começo... Eu acabo me esquecendo do fundamental, do ‘Pardon monsieur! Excuse-moi! Je voudrais savoir blá blá blá...’ Ahhhhh é muita coisa!!! No Brasil é mais descomplicado! É só pedir uma licença, perguntar o que você quer saber e dizer um muito obrigada e pronto!

Eu simplesmente não consigo fazer direito o ritual que é pedir informação na rua...

E na despedida é a mesma coisa! Para você ter uma idéia, quando eu fui comprar umas passagens com uma amiga, a moça do guichê disse: ‘Merci! Bonne journée! Bon Voyage! Au revoir!’ Quatro! Quatro! Ela disse quatro coisas para se despedir... É muito para a minha cabeça! Estou me esforçando mas olha... Tá difícil...


Um comentário:

  1. Verdade é muito difícil se "polido" aqui na França, a educação deles é muito diferente da nossa..... ;)

    ResponderExcluir