quinta-feira, 26 de julho de 2012

Documentação II


Porque se fosse fácil não teria graça...

Você que cobiça a possibilidade de um intercâmbio na França... Saiba que depois que você consegue a carta de aceite, não tem muuita coisa que possa ser feita. A ‘correria’ atrás dos documentos vem antes disso, quando você tem que escolher as matérias que cursará na França, levar documentos para Deus e o mundo assinar...

Quando você finalmente recebe a carta de aceite, é como se você experimentasse um momento de paz... Tranqüilidade... Você tem a idéia (momentânea, é claro!) de que está tudo sob controle... Em ordem...

No meu caso, esse momento coincidiu com as minhas provas... Então, fiquei sob tensão o tempo todo... É...

Mas como eu ia dizendo, depois que você recebe a carta de aceite, a única coisa que você pode fazer é adiantar o seu cadastro na CampusFrance, que é obrigatório para todos os alunos que farão intercâmbio na França.

Você só pode fazer tudo (entenda tudo como pagar a taxa do CampusFrance, marcar a data de ida no consulado, reservar alojamento na França, enfim... Tudo!) depois que você recebeu a carta de aprovação da bolsa CAPES, isso para bolsistas CAPES/Brafitec.

Essa carta na verdade é composta por quatro documentos: são duas cópias do termo de compromisso (que deve ser devidamente assinado. Assim você se compromete a honrar seus compromissos com a CAPES), um manual de instrução ao bolsista (em que se encontram detalhados o montante da bolsa) e o ‘A Qui De Droit’(que vale a nossa vida na França, nesse documento, em francês, se encontra todo o valor da bolsa. É a prova de que temos como sobreviver na França).

Logo, receber a carta da CAPES significa que você pode dar andamento na sua documentação. É nesse momento que começou a minha angústia... Quando recebi a carta de aprovação da bolsa fiquei tão feliz que no primeiro momento não me deu conta do erro fatal... Um erro que me traria muuuuitas dores de cabeça e noites sem dormir...


Nenhum comentário:

Postar um comentário