domingo, 9 de junho de 2013

Paris e São Paulo: algumas semelhanças

Depois de voltar de Paris, eu comecei a pensar nos motivos que me faz gostar tanto dessa cidade. E, com certeza, amo Paris porque essa cidade se parece com São Paulo.

E sim, eu gosto de São Paulo. Provavelmente, porque nasci numa cidade com 10 mil habitantes, onde todo mundo conhece todo mundo e sabe mais da sua vida que você mesmo. Uma cidade que a sua banda favorita nem sonha que existe. Onde não existem semáforos e faixa de pedestre só está lá pra não virar bagunça.

Vindo desse lugar, é claro que eu vou gostar de São Paulo. Imagine, você que veio de uma cidade onde pode ir a qualquer lugar andando, de repente você chega em Sampa e tem que ir de metrô! Tchamps! 
Então, se eu gosto de São Paulo, é claro que eu vou gostar de Paris. Tá certo, não é igualzinho... Mas quando você está em Paris, você se lembra de São Paulo toda hora...

Tem até alguns pontos turísticos parecidos.
                                                                                  
Fonte: foto minha com uma pitada do Instangrã
A Champs-Élysées de São Paulo é a Avenida Paulista, o nosso Museu do Louvre é o Museu Ipiranga... hauahuahauaha A nossa Tour Montparnasse é o edifício do Banesp (que agora é Santander...). Beleza, não temos a Torre Eiffel, mas temos o cruzamento da Rua Ipiranga com a avenida São João. E depois, não conheço nenhum bairro de Paris com a presença forte de uma nacionalidade. Quero dizer, um bairro japonês como a Liberdade ou italiano como o Bexiga, o Brás e a Barra Funda. Isso não tem em Paris mas tem em Sampa...

Mas Paris tem uma grande vantagem em relação a São Paulo: o metrô. O metrô de Paris é muito mais dinâmico que o de Sampa. Trocando em miúdos: se você está onde Judas perdeu as botas e quer ir onde Judas esqueceu as meias, o metrô de Paris te leva! Agora em Sampa?! Visshi !!! Ahhh meu amigo! Depois de passar meia hora se lamentando porque tem que fazer o trajeto, você vai e perde um dia inteiro da sua vida no trânsito.

Por isso gosto de Paris: porque é São Paulo melhorada! É uma cidade grande, onde você pode fazer o que quiser e não é difícil se locomover! (y) 

Um comentário: