quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Diferenças Brasil/França


Eu sei que vocês, meus caros(as) leitores(as), estão curiosíssimos para conhecer as diferenças entre o Brasil e França. Eu, como amo agradar vocês, resolvi escrever um post sobre o que eu observei até agora. Para tanto, contei com o apoio de mais três brasileiros que criaram uma apresentação para o nosso curso de francês. Eles falaram sobre o mesmo tema e eu resolvi roubar algumas coisas do trabalho deles! #MeninaMá

Para começar chocando! ahauhauahaaha  



Beber água no banheiro: Não... isso não é uma piada. Digo isso porque eu pensei que fosse quando me contaram. A gente procurava água até que alguém me falou: ’Nossa! Que estranho!!! Perguntei para uma senhora onde tem água e ela me mandou aqui no banheiro. Mas acho que é aqui mesmo. A água é tratada!’ Na hora eu pensei: ‘Beleza tchamps! Bebe aí! Vou procurar o bebedouro... ‘ Procura, procura e cadê?  O tiozinho estava certo... Não tenho outra escolha! Estou aqui mesmo e não vou passar sede, né? Quando a coisa aperta eu vou ao banheiro! É... c’est la vie! E o estranho é que muitos franceses não gostam disso, mas beleza...




Ainda no assunto banheiro, por aqui tem outra bizarrice: banheiros unissex! Sim, você, querida leitora, pode dar de cara com um homem enquanto retoca a sua maquiagem...




Comida: Não, o francês não gosta de repetir um prato. Comer todo dia arroz e feijão como acontece no Brasil é algo inconcebível por aqui... E eu tenho a impressão de que os franceses comem com os olhos também. Eles gostam muito de enfeitar o prato, coisas desse tipo...




Horário das festas: Aqui, geralmente as festas vão das 19 h até à 1 h da manhã. Enquanto que no Brasil, pelo menos as de Ilha Solteira, começavam às 23 h e iam até às 5 h... Isso mesmo francesada... A gente não dorme! 


Hábito de ler: Aqui na França tem uma livraria em cada esquina! Tudo bem, exagerei... Mas é fato, aqui o povo gosta mais e lê muito mais do que no Brasil.



Transporte: como já comentei aqui no blog, transporte não é um problema na França. Bem diferente do Brasil... Em São Paulo, quando tem congestionamento, a ida para o trabalho pode demorar duas horas e meia! TGV em Sampa...  Vishi! Surreal!!! Esquece! :/  







Nenhum comentário:

Postar um comentário